.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 8:00 às 11:00 e 13:00 às 17:00.

O padroeiro

A nossa cidade tem como padroeiro o Senhor Bom Jesus do Mirante. Esta devoção e culto a este santo iniciou-se quando a Diocese de Botucatu, recebendo a doação de 22 alqueires de terra das mãos do nosso fundador Antonio Consalter Longo decide instalar uma capela no Patrimônio do Mirante em honra a este santo, a fim de auxiliar no processo de colonização. A representação iconográfica deste santo remete a Jesus Cristo flagelado, no momento em que Pôncio Pilatos o apresenta para o povo, momentos antes da crucificação. Seu culto iniciou-se primeiramente em Portugal e chegou ao Brasil por meio da colonização portuguesa.


O nome Mirante foi acrescido no nome do nosso padroeiro, para homenagear o nome do nosso primeiro vilarejo. Podemos afirmar que nossa história sempre esteve atrelada a religiosidade do seu povo, exerceu e ainda exerce um papel importante na construção da nossa identidade. Não se pretende aqui realizar proselitismos, mas relatar o processo histórico pelo qual passou nosso município. A fé é algo genuíno, presente na vida do ser humano e cada um a manifesta na sua forma e de certa maneira não conseguimos explicá-la, pois foge do plano das ideias.


Nossa paróquia foi instalada em 25/03/1927 e o lançamento da pedra fundamental se deu em 1931. A nossa igreja é o principal cartão postal do nosso município devido a imponência e beleza da sua construção. O termino da construção se deu  somente em 1959, 28 anos depois o lançamento da pedra fundamental.


A torre foi a última etapa da construção, idealizada pelo Padre Sebastião de Oliveira Rocha em 1955 e finalizada em 1959.


Dentre os personagens de maior influência no aspecto politico e também religioso de nossa cidade, destacamos o Padre Sebastião de Oliveira Rocha, que permaneceu em nossa cidade de 1953 a 1981, ano de sua morte. Foi este sacerdote que finalizou a construção da nossa igreja católica e idealizou a torre do templo decidindo que a mesma deveria ter o formato de Mirante fazendo jus ao nome do nosso vilarejo.

Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus na Atualidade.


A imponência da construção impressiona a todos os que passam por Cabrália  Paulista

Podemos dizer aqui que o Padre Sebastião era um homem muito acessível e influente tanto no meio político e religioso. Foi com este seu jeito que auxiliava o povo cabraliense no conhecimento da fé e os homens públicos na construção de uma Cabrália melhor. Seus restos mortais estão depositados no cemitério municipal de nossa cidade e seu legado permanece para sempre. A rua de entrada de nossa cidade possui seu nome e na cidade de Paulistânia também há uma escola que a homenageia. Tudo isso realizado como forma de perpetuar o seu nome na história.


Os recém-amigos. Padre Sebastião de Oliveira Rocha e o vereador João Alves Barbosa "Joãozão"(homem de confiança de Ademar de Barros no município) .“Apreciando  uma cervejinha”. Seriam amigos para sempre.

As quermesses e festas paroquiais também são bastante populares em Cabrália Paulista e região e se transformaram no principal meio de arrecadação para manutenção da estrutura paroquial e obras sociais existentes. Entre as décadas de 1940 e 1950, o Padre Caio Siqueira de Toledo, recém chegado por essas terras, dinamizou as quermesses, que existem até hoje com adaptações e aprimoramento, mas com a mesma alegria. É com muita satisfação que muitas pessoas participam da tradicional Festa do Padroeiro, celebrada anualmente dia 06 de Agosto, e percorre todo mês, com praça de alimentação, musica, show de prêmios e leilão. 


Que por meio deste conteúdo muitas pessoas conheçam mais sobre a nossa história e as influências da fé e religiosidade na construção da nossa identidade. Nosso profundo respeito á outras denominações religiosas  e a todo ser humano residente em nossa cidade. Que todos possam ter uma vida digna e que possamos ser  cada vez mais solidários uns com os outros. Estender a mão ao necessitado ultrapassa as fronteiras de qualquer religião ou crença.


Informações Extraídas do Livro: De Patrimônio do Mirante a Cabrália Paulista, de Helena Bueno Costa Carvalho.

Blog: O Mirante sem  Montanhas< autor Drey Aparecido Garbulio


.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
UFM - 2022

R$ 3,94

.
.

Prefeitura Municipal de Cabrália Paulista - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.