.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Programa visa Formação Contínua e Excelência na Educação Municipal
A Prefeitura Municipal de Cabrália Paulista, por meio da Diretoria Municipal de Educação (DME), oficializou a criação do Programa de Formação e Capacitação da Rede Municipal de Educação de Cabrália Paulista (PROFORMA-CP). Instituído pela Resolução nº 06/2025, o programa representa um marco estratégico, garantindo a formação e capacitação contínua de todos os profissionais da educação – de docentes a funcionários de apoio – com o objetivo claro de elevar a qualidade do ensino e da gestão educacional na cidade.
De acordo com a secretária de Educação, Ana Cristina Consalter, o PROFORMA-CP adota uma abordagem moderna e flexível, pautando-se em dois Eixos Estratégicos principais e tendo como diferencial o diagnóstico anual das necessidades e fragilidades da Rede Municipal.
Formação 360° para Toda a Equipe
A secretária explica que o primeiro eixo, denominado Formação Específica e Continuada, é o pilar do desenvolvimento anual. “Ele engloba cursos, oficinas e grupos de estudo com temas definidos a partir de um rigoroso levantamento de necessidades conduzido pela DME. Os temas variam de Metodologias Ativas, BNCC, Educação Antirracista, Educação para a Paz, Alfabetização e Letramento para docentes, até treinamentos cruciais para o corpo de apoio, entre outros”, acrescentou.
Foco em Eventos Estratégicos de Alto Impacto
O segundo eixo – Eventos Institucionais Estratégicos – assegura que a Rede Municipal se mantenha conectada com o que há de mais inovador na área. Este eixo, segundo a secretária, seguirá um ciclo bienal com custeio integral pela Administração Municipal e envolve a realização da Jornada Pedagógica Municipal ou Intermunicipal, focada no diagnóstico e alinhamento do projeto político-pedagógico local, e o custeio da participação de todos os docentes no prestigiado Congresso Brasileiro de Educação da Unesp-Bauru (CBE) ou evento equivalente, proporcionando contato com pesquisas de ponta.
“A Secretaria de Educação tem intensificado a oferta de cursos e capacitações desde 2018, mas pela primeira vez, de forma sistematizada, o programa garante capacitação anual para funcionários de apoio como merendeiras, agentes de limpeza e secretários. Temas como Boas Práticas na Cozinha, de Higiene de Alimentos, Legislação Educacional, LGPD e Primeiros Socorros, por exemplo, serão abordados, reconhecendo que a qualidade da educação depende de toda a equipe escolar”, destacou Consalter.
A Diretora da EMEB, Luciene de Mattos Cassini, destacou a importância dessa abrangência: “o sucesso na sala de aula começa com o ambiente escolar seguro e bem gerido. Com o PROFORMA-CP, garantimos que todos, do gestor ao apoio, estejam capacitados e alinhados com as melhores práticas.
Reconhecimento e Monitoramento
A Resolução também estabelece diretrizes claras para a avaliação e reconhecimento. O monitoramento do programa será feito por meio de registro de frequência, avaliação de satisfação (feedback) e, o mais importante, Avaliação de Impacto. A DME acompanhará a evolução dos indicadores educacionais (como o IDEB, SARESP e resultados de avaliações internas) para verificar a aplicação prática do conhecimento.
Além disso, a participação em todas as formações e a produção acadêmica (como artigos ou banners decorrentes dos eventos) gerarão certificação validada e serão consideradas no processo de pontuação para a classificação, atribuição de classes e, futuramente, para a progressão de carreira dos docentes, conforme previsto na legislação municipal.
O Prefeito Municipal, Odemil Ortiz de Camargo, sublinhou o compromisso da gestão com a área: “Este é um investimento direto no futuro de Cabrália Paulista. Ao custear a formação contínua e garantir que nossos profissionais tenham acesso aos grandes eventos educacionais, estamos garantindo que nossas crianças recebam o melhor ensino possível. O PROFORMA-CP é a nossa resolução para a excelência na educação.”
Replicação
Considerando a necessidade de valorização e fortalecimento da formação continuada dos profissionais da educação; a importância de democratizar o acesso às formações e otimizar os investimentos públicos realizados na qualificação docente; a necessidade de promover ações formativas sustentáveis, colaborativas e alinhadas com as demandas da rede; a meta 16 do Plano Nacional de Educação (PNE) e os dispositivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei nº 9.394/96); e a meta 3 do Plano Municipal de Educação (PME) em seu item 9, que incentiva a formação continuada do docente, a Diretoria Municipal de Educação instituiu a política de Replicação de Saberes no âmbito das formações continuadas realizadas ou custeadas pela DME de Cabrália Paulista, conforme diretrizes estabelecidas no Projeto “Formar para Transformar: Multiplicação de Saberes na Rede Municipal de Ensino”.
Ou seja, a secretária de Educação explicou que todos os cursos realizados externamente por profissionais da Rede deverão fazer a replicação dos conteúdos para os seus pares.
.
.
.
R$ 3,94
.
.