Educação - Quarta-feira, 19 de Abril de 2023

EMEB PROMOVE REUNIÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE A SEGURANÇA NAS ESCOLAS

Reunião contou com os esclarecimentos da Direção Escolar, da Secretaria Municipal de Educação, do Serviço de Psicologia Escolar, e das polícias Civil e Militar do município

EMEB PROMOVE REUNIÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE A SEGURANÇA NAS ESCOLAS

Cabrália Paulista-SP:- A direção da EMEB Ivani Cotobias Pimentel Maranho realizou nesta terça-feira, dia 18, uma reunião com os pais dos alunos para esclarecer possíveis dúvidas e dar algumas orientações acerca do atual contexto que as creches e escolas têm vivenciado nas últimas semanas após a tragédia ocorrida na cidade de Blumenau-SC.

Inicialmente o diretor da unidade escolar, Otávio Barduzzi, que também é sociólogo, tranquilizou a comunidade escolar, destacando as características do município, onde a probabilidade de ocorrer um caso semelhante é quase que nula. Em seguida, a secretária de Educação do município, Ana Cristina Consalter Amôr, relatou quais ações a administração tem tomado para mitigar possíveis ataques ou situações de risco nas escolas. Ela informou que todos os funcionários estão dificultando possíveis acessos, controlando de maneira mais minuciosa e efetiva a entrada de terceiros e barrando a entrada de desconhecidos. A gestão municipal acionou o Corpo de Bombeiros para que rondem e monitorem todas as escolas e, além de monitorar todos os espaço escolares com câmeras, a secretaria está tentando viabilizar a instalação de concertinas em locais pertinentes.

“O que nós precisamos agora, de fato, é do comprometimento dos pais em acompanhar mais de pertinho seus filhos, estar mais presentes na vida deles e administrar melhor o uso do celular pelas crianças. Já é comprovado que o uso excessivo das telas causa diminuição da capacidade de comunicação e sociabilidade, exposição a conteúdos inadequados para a idade, insônia e agressividade e predisposição para transtornos psicológicos. Portanto, é preciso exemplo e atenção redobrada em casa”, finalizou.

A escrivã da Polícia Civil local, Cibele Graff, falou das consequências que pais e alunos podem sofrer ao divulgarem ou estimularem conteúdo e atos violentos em escolas e arredores.

Por sua vez, o comandante da Base da Polícia Militar de Cabrália Paulista, Antônio Carlos Del Vescovo, falou das ações da PM nas escolas e arredores e de alguns casos pontuais que aconteceram na cidade nos últimos dias e já foram prontamente resolvidos. “Estamos monitorando diariamente todas as unidades escolares do município, dentro e fora, e alertamos os pais para que também monitorem seus filhos, suas mochilas, suas redes sociais, suas atividades. Só conseguiremos superar esta fase se cada um fizer a sua parte”, completou.

Por fim, a psicóloga da Rede Municipal de Ensino, Nayara Ventura, explicou como abordar o assunto com as crianças. “Nós devemos escutar o medo das crianças de forma calma e acolhedora e sem alarde, contando uma história, por exemplo. Mas qualquer dúvida sobre isso e outros assuntos, vocês podem procurar o serviço de psicologia escolar e também a equipe pedagógica das escolas. Neste momento, estreitar laços e diálogo com a escola é fundamental”, finalizou.

A reunião foi encerrada com uma rodada de perguntas dos pais e um breve momento de conversa com as autoridades presentes.