.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 8:00 às 11:00 e 13:00 às 17:00.

SÍMBOLOS MUNICIPAIS

Os símbolos oficiais formam a marca visual de órgãos governamentais, municípios estados e  nação, ou seja, é aquilo que nos identifica como sociedade organizada pertencente a um determinado lugar. 

 

Eles servem para representar nossas características, nossos valores e nosso amor, reproduzindo por meio de seus elementos nossa história, cultura e soberania.

 

Bandeira Municipal

 

Nossa bandeira tem formato retangular, sendo formada pelas cores azul e branca, com o brasão ao centro. As cores da nossa bandeira são uma alusão as cores do brasão da família Cabral, que dá origem ao nome do nosso município: Cabrália.
 

Bandeira de Cabrália Paulista - SP.

 

A bandeira municipal é utilizada:

  • Nos espaços públicos do munícipio;
  • Nas comemorações e atos cívicos;
  • Nas cerimônias governamentais;  

 

Brasão

 

Brasão é um desenho criado para identificar famílias, indivíduos, corporações, empresas, cidades ou países. Com tradição milenar, essas representações carregam consigo elementos e características marcantes daquilo que se deseja representar.

 

O nosso munícipio possui este nome em homenagem ao grande navegador português Pedro Alvares Cabral e por isso alguns elementos do nosso brasão foram retirados do brasão da família Cabral, como veremos a seguir.

 

Brasão do Município de Cabrália Paulista - SP, que foi reformulado em 2017.

 

O brasão municipal de Cabrália Paulista possui o formato de um escudo clássico português, criado nas cores azul e branco, mostra as características do nosso município, na época do seu maior desenvolvimento.

  • Coroa mural de 5 torres,  na parte superior, informa que é um município e também remete á colonização portuguesa no Brasil.
  • Duas cabras, uma acima da outra, na primeira metade do brasão homenageia Pedro Alvares Cabral e foram “emprestadas” do brasão da família de Cabral.
  • A cruz colocada na segunda metade do brasão remete  a influência do Cristianismo desde nossa fundação e também lembra nosso padroeiro Senhor Bom Jesus do Mirante.
  • O ramo de café, remete ao principal meio de subsistência de muitas famílias que viviam aqui nos primórdios e também consistia na cultura agrícola mais importante do Brasil.
  • O ramo de amora é retratado no brasão devido ao grande número de produtores de casulo de seda, existentes na época, já que as folhas da amoreira consistia no principal alimento do bicho-da-seda, e por isso era plantada em larga escala em diversas propriedades rurais.
  • Na parte inferior existe uma divisa na cor azul, com bordas douradas com o nome da nossa cidade, escrito em letras brancas.
Brasão da família Cabral, que serviu de inspiração para criação do brasão de Cabrália.

 

A imagem acima mostra o brasão da família Cabral, que possui elementos e cores que foram incorporadas ao brasão de Cabrália Paulista, e com estas informações podemos observar que um brasão é criado sempre tendo em vista as características daquilo que se deseja representar e a heráldica, ou seja, os elementos não são escolhidos aleatoriamente, tendo cada um seu significado.

 

O brasão é utilizado:

  • Na Prefeitura e na Câmara Municipal;
  • Nos papéis de expediente das repartições públicas municipais  e nas publicações oficiais do município;
  • Na bandeira do município;
.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
UFM - 2022

R$ 3,94

.
.

Prefeitura Municipal de Cabrália Paulista - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.